Praça Morgan / Salon-de-Provence

+ informações
retorno
    Cliente
    SPIE Batignolles immobilier
    Programa
    Reabilitação da praça Morgan, marcação viária
    Área
    27 100 m²
    Missão
    Missão completa

A ZUO participou do concurso organizado pela cidade de Salon-de-Provence para a requalificação dos arredores da Place Morgan.

O princípio deste projeto consiste em marcar a periferia da praça — cuja dimensão é enorme — com uma arquitetura simultaneamente muito contemporânea e típica das grandes halles de mercado tradicionais. Assim, todos os novos edifícios adotam formas muito simples, com telhados de duas águas inclinados a 30%, como é habitual na Provença.

Trata-se de um projeto arquitetonicamente muito puro, constituído por uma pele metálica pintada a pó na cor vermelha de terracota, que se dobra para formar a cobertura, ocultando todos os equipamentos técnicos por trás de venezianas integradas nos planos da cobertura. Dessa forma, o projeto se insere naturalmente na paisagem dos telhados de Salon — particularmente visíveis a partir do Château de l’Empéri — ao mesmo tempo em que oferece à cidade um caráter contemporâneo um tanto… radical.

Os frontões dos edifícios, todos voltados para a praça, são grandes fachadas de vidro. No caso do edifício principal, localizado no fundo da Place Morgan e abrigando um multiplex de cinema, essa fachada não necessita de proteção solar, pois é orientada para o norte. Os demais edifícios são protegidos por persianas metálicas da mesma cor terracota que o restante das construções. Nesta fase do projeto, pode-se perfeitamente considerar desenvolver a mesma abordagem arquitetônica utilizando telhas ou plaquetas de terracota, que pelo mimetismo do material reforçariam ainda mais a integração das novas construções em um sítio marcado fortemente pela telha romana.